segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Posse dos novos Defensores do Estado garante expansão e interiorização da Defensoria Pública



Ao empossar os novos Defensores Públicos de Mato Grosso, na tarde desta sexta-feira (31), o Defensor-Geral, Djalma Sabo Mendes Júnior, garantiu a expansão e interiorização da Defensoria Pública, tidas como prioridade desde sua primeira gestão à frente da Instituição, em 2009. “Hoje, de Colniza a Alto Taquari, as pessoas já podem acreditar na atuação de um Defensor Público, agente vocacionado à luta dos menos favorecidos”, destacou o Defensor-Geral.

Em 2009 a Defensoria estava ausente em mais da metade das 79 Comarcas. Hoje está presente em 42 e a posse dos novos profissionais, aprovados no concurso público realizado em 2010, irá permitir a abertura de Núcleos espalhados pelos quatro cantos do Estado. Desde que assumiu o cargo de Defensor-Geral, em janeiro de 2013, Djalma já empossou 51 Defensores, sendo 20 no ano passado, um no início deste ano e os 30 demais nesta sexta, totalizando 185 novos profissionais nos quadros da Instituição em 20 meses de gestão.

Além de ressaltar o momento histórico, no entanto, Djalma também aproveitou a oportunidade para falar sobre a missão da Defensoria Pública e aconselhar os novos membros da Instituição. “Não esqueçam que vocês estarão ao lado de muitos que vivem na extrema pobreza. Lutem por eles. Defendam seus direitos com a convicção de que para essas pessoas só resta a força de trabalho de um Defensor e não caiam na tentação de pautar vossas atuações apenas como mera assistência judiciária. Agora vocês têm um papel importante também na promoção dos Direitos Humanos, para fomentar a inclusão social e cidadania”.

Falando em nome de todo o grupo, Synara Vieira Gusmão, destacou que o momento era de recompensa, alívio e de um sonho que se realizava. “Fomos unidos pelo sonho em comum do ingresso em uma das mais belas carreiras jurídicas, a de Defensor Público. Enfrentamos mais de três mil candidatos, quase um ano de prova em 2010 e, depois de quatro anos de espera, fomos presenteados com a publicação da nossa nomeação, apenas três dias antes do vencimento do prazo do concurso. A vitória foi ainda mais que especial e estamos prontos para esta longa e maravilhosa caminhada”.

Além dos conselheiros da Defensoria Pública e Defensores Públicos de todo o Estado, também prestigiaram a solenidade de posse o Presidente da OAB/MT, Maurício Aude, o Procurador-Chefe da Procuradoria da República em Mato Grosso, Gustavo Nogami, o Promotor de Justiça e Presidente da Associação Mato-grossense do Ministério Público, Miguel Slhessarenko, o Superintendente da Polícia Federal do Estado, Marcos Antônio Farias, o Superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Arthur Nogueira, o Delegado-Geral da Polícia Judiciária Civil, Anderson dos Anjos Garcia, e Luiz Fernando Caldard, representando o Senador Blairo Maggi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário: