quarta-feira, 21 de maio de 2014

O BAMBU CHINÊS . PAUSA PARA REFLEXÃO

Depois de plantada a semente do bambu chinês, vê-se durante quatro anos apenas o lento desabrochar de um diminuto broto. Não se percebe que ali está um pé de bambu. Durante quatro anos, todo o crescimento é subterrâneo, numa estrutura de raiz que se estende pela terra. No quinto ano, entretanto, de forma surpreendente, para os que não conhecem, o bambu chinês começa a crescer rapidamente, até atingir vinte quatro metros de altura.

Para reflexão: Muitas vezes esperamos resultados imediatos e nos sentimos frustrados em não atingi-los. Você trabalha, investe dinheiro, tempo e esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento e, às vezes, não se vê nada por semanas, meses ou mesmo anos. Mas quem planta colhe.

Temos que ter paciência. O “quinto ano” chegará, e, da mesma forma que o bambu chinês, muitos ficarão surpreendidos. Mas se você cortar o broto, o bambu não nascerá.

Outra coisa importante: o bambu chinês só atinge seus vinte metros de altura porque, durante quatro anos, fica desenvolvendo uma sólida estrutura de raiz.




LUIZ FLÁVIO GOMES, jurista e diretor-presidente do Instituto Avante Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui o seu comentário: